quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bandeirantes - 4A


Bandeirantes e Anhanguera


O modo que os vicentinos ( moradores de São Vicente) encontraram de enriquecer foi organizando expedições para o interior do território, em busca de madeiras nobres, metais e pedras preciosas, e índios para escravizar. Essas expedições chamavam bandeiras, e seus integrantes eram os bandeirantes. Por seus objetivos, dá para notar que eles não eram muito bonzinhos.

De todo modo, foram eles os primeiros portugueses (e descendentes) que se aventuraram por aquele território desconhecido, cheio de promessas de riquezas e perigos. Por onde eles abriam trilhas no mato, hoje rodamos a 120 km/h.

Cada vez mais distantes dos patrícios portugueses, os bandeirantes começaram a misturar a língua portuguesa com o tupi que aprenderam no contato com os índios.

Usavam-no para dar nomes aos lugares – Piracicaba, por exemplo, quer dizer "lugar onde o peixe pára", por causa das quedas d'água no rio da cidade, que dificultam a vida do peixe na época da desova, quando ele nada contra a correnteza.

E os bandeirantes também usavam o tupi para dar apelidos. Anhangüera era o apelido de Bartolomeu Bueno da Silva, e quer dizer "valentão". Na mitologia tupi, Anhangüera era um ser que tinha sido um diabo e adotou uma nova forma – de bandeirante, por exemplo!

Nenhum comentário: