domingo, 14 de março de 2010

As Fábulas


As fábulas animais

"A formiga e a cigarra", a "Lebre e a Tartaruga", "O Lobo e o Cordeiro", "A galinha dos ovos de ouro", "O rato e o elefante", "A raposa e as uvas"… Por que tantos animais nas histórias que a gente ouve?

Depois das cantigas de roda, já na escola, a criança começa a ouvir uma série de historinhas, a maioria delas de fundo moral. Fáceis de entender, as fábulas de animais (contos maravilhosos onde os animais são os protagonistas) exemplificam situações pelas quais a criança vai passar, como inveja, competição, parceria… Além da musicalidade e da poesia de seus textos, sempre curtinhos, estas fábulas tem uma trama e um final sempre interessantes e bastante próximos da realidade da criança.

Quais as características destas fábulas animais?

A métrica (que é como medimos os versos de um texto ou poesia) não é cuidada, a língua é rica e encantadora, e os personagens animais têm características próprias de homens (falar, pensar, julgar…). Em literatura, este recurso de dar vida a seres inanimados ou animais se chama personificação ou prosopopéia. No final da história tem sempre uma moral, uma lição que mistura a verdade humana com a verdade dos animais.

Quem foram os primeiros escritores de fábulas animais?

Esopo, um grego que viveu no século VI A.C. Algumas fontes dizem que era um personagem lendário;

Fedro, um romano bastante inteligente e criativo.

Tem também as fábulas medievais e os contos italianos, escritos por centenas de autores não reconhecidos, mas que serviram de fonte de inspiração para outros escritores.

Quem divulgou o gênero?

Pode-se dizer que foi La Fontaine, um francês que nasceu em 1621. Ele estudou em um convento, renunciou à carreira religiosa e se formou em direito. Foi obrigado a casar, mas depois se separou, e aos 45 anos começou a escrever. As fábulas, que garantiram a sua reputação e foram inspiradas principalmente em Esopo e Fedro, começaram a ser publicadas em 1668.




Os alunos do 4°A estão estudando as FÁBULAS. Em sala de aula já conversamos sobre várias...

Depois de escutá-las ou lê-las, qual é a sua favorita? A minha é a do Leão e o Rato, pois acredito que pessoas MUITO diferentes podem ser amigas...


No link abaixo você encontrará várias outras fábulas e também poderá testar seus conhecimentos sobre elas, clicando o ícone vermelho com o ponto de interrogação:


Deixe seu comentário, contando qual é a sua fábula preferida... Mãos à obra...

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adora fabulas , e principarmente a do coelho e a lebre e adoro elas e espero que a ana paola poste mais nomes de fabulas para mim ir na biblioteca procura _lo

Anônimo disse...

eu adora fabulas , e principarmente a do coelho e a lebre e adoro elas e espero que a ana paola poste mais nomes de fabulas para mim ir na biblioteca procura _lo