sábado, 2 de janeiro de 2010

Feliz 2010!


Olá! Feliz 2010!


Para começar o ano, um texto de uma poetisa mineira que eu adoro!


Beijos,

Paola



EU JÁ ESCUTO TEUS SINAIS


(Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais, canta o poeta Alceu Valença. )

Mas quem vem?

Será o vento?

O vento não precisa de portas para entrar. Bastam frestas, minúsculos espaços, bastam falhas na construção, e ele entra. E quem vem quer ser atendido, pois se faz anunciar. Dá sinais de proximidade.

Será a primavera?

Essa se anuncia. Dá sinais. O tempo muda, cria-se um zumbido no ar, um cheiro bom se forma no espaço. Pode ser a primavera.

Ou quem sabe é o frio! Também provoca mudanças na sua anunciação. Há mudanças no clima, venta diferente, a gente sabe que ele vai chegar.

Mas o anúncio de quem vem e dá sinais audíveis e sensíveis é mais contundente. Mais forte. Tem anunciadores como João batista, que falava que não era digno de amarrar suas sandálias. As sandálias de quem estava vindo.

Quem vem lá? A questão de saber se torna muito particular. A questão de saber o que ou quem sinaliza a chegada.

Tomo então uma atitude. Sigo meu encantamento e qual o pé de ipê amarelo me desfaço de todas as folhas. Fico livre de todo peso e de todo enfeite. Acredito, de todo coração, na chegada da esperança. Os sinais que detecto são irrefutáveis: a brisa suave que bateu no meu rosto no meio da tarde quente, o lago de Furnas que minha irmã pintou na parede da coberta, a visita de minha mãe que não sai de casa para nada, os sorrisos dos meus netos, as luzinhas com que rodeei toda a área da casa, o presepe montado logo na porta de entrada, os abraços dos amores e amigos.

Todo ano a esperança renasce, no advento do nascimento do Menino.

E, como sempre, meu coração está de portas abertas para deixá-la entrar.

Comecei citando um poeta e termino com outro. Agora, é Manoel Bandeira que canta para o amigo Menino: Amigo, seja benvindo. A casa é sua. Não faça cerimônia. Vá pedindo, vá entrando. Faça seu o que tenho de meu. E mais a Divina Graça. Amigo, seja benvindo.

Seja benvindo, Menino.

Seja benvinda, Esperança.

(HILA FLÁVIA)

Nenhum comentário: