quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bandeirantes - 4A


Bandeirantes e Anhanguera


O modo que os vicentinos ( moradores de São Vicente) encontraram de enriquecer foi organizando expedições para o interior do território, em busca de madeiras nobres, metais e pedras preciosas, e índios para escravizar. Essas expedições chamavam bandeiras, e seus integrantes eram os bandeirantes. Por seus objetivos, dá para notar que eles não eram muito bonzinhos.

De todo modo, foram eles os primeiros portugueses (e descendentes) que se aventuraram por aquele território desconhecido, cheio de promessas de riquezas e perigos. Por onde eles abriam trilhas no mato, hoje rodamos a 120 km/h.

Cada vez mais distantes dos patrícios portugueses, os bandeirantes começaram a misturar a língua portuguesa com o tupi que aprenderam no contato com os índios.

Usavam-no para dar nomes aos lugares – Piracicaba, por exemplo, quer dizer "lugar onde o peixe pára", por causa das quedas d'água no rio da cidade, que dificultam a vida do peixe na época da desova, quando ele nada contra a correnteza.

E os bandeirantes também usavam o tupi para dar apelidos. Anhangüera era o apelido de Bartolomeu Bueno da Silva, e quer dizer "valentão". Na mitologia tupi, Anhangüera era um ser que tinha sido um diabo e adotou uma nova forma – de bandeirante, por exemplo!

Thanksgiving - Hoje é "o dia " de agradecer!


26/11/2009 10.54.35 - Rádio Vaticano



DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS: GRATIDÃO A DEUS PELOS DONS RECEBIDOS

Cidade do Vaticano, 26nov (RV) - Nesta quinta-feira celebra-se o Dia de Ação de Graças, popular festa de Thanksgiving. A data é associada a diversos fatores: celebração de agradecimento pela colheita, tradição religiosa e, ainda, é historicamente ligada à fundação das 13 colônias norte-americanas.

Com o avanço dos anos, a tradição desta festa continua, marcando quem a celebra com um espírito de gratidão a Deus pelas coisas boas ocorridas durante o ano. Além disso, a ocasião é também motivo para agradecer pelas situações difíceis enfrentadas, considerando-as como boa oportunidade de amadurecimento.

Atualmente, a celebração é realizada a cada ano, na última quinta-feira de novembro, nos EUA, em alguns países europeus e em diversas partes do mundo, reunindo famílias e amigos para uma refeição comemorativa..

Apesar da controvérsia entre os historiadores, acredita-se que o primeiro Thanksgiving estadunidense tenha ocorrido na Plantação de Plymouth em 1620, como celebração e acolhida aos peregrinos puritanos de terras européias, recém-chegados ao continente americano, em busca de liberdade religiosa. Tal fato viria a ser a semente da fundação das 13 colônias que posteriormente tornaram-se os Estados Unidos da América.

A festa, bastante consolidada nos EUA, tem como cardápio tradicional o peru assado, abóbora e milho, alimentos que tradicionalmente eram produzidos e consumidos nas colônias da América do Norte.

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças através da lei 781, de 17 de agosto de 1949. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.

A data ainda pouco recordada no Brasil, pode se tornar uma ocasião de reunião dos familiares e amigos, para agradecer a Deus por suas dádivas e pedir a sua benção para vencer os desafios da vida quotidiana. (RD)



Disponível em www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=337337

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Governo JK


Na segunda metade dos anos 50, o governo do presidente Juscelino Kubitschek dá grande impulso à industrialização brasileira e constrói uma nova capital para o país: Brasília.

Em 1955, Juscelino Kubitschek de Oliveira vence as eleições presidenciais pela coligação do PSD - Partido Social Democrático - com o PTB - Partido Trabalhista Brasileiro. O gaúcho João Goulart é eleito vice-presidente pela chapa de Kubitschek.

Setores militares e políticos da oposição, especialmente da UDN - União
Democrática Nacional -, iniciam um movimento a favor de um golpe militar contra a posse de Kubitschek e de João Goulart.

Estes representariam a continuidade do populismo e do nacionalismo do presidente Getúlio Vargas, morto em 1954. Mas em novembro de 55, o ex-ministro da guerra, General Teixeira Lott, põe as tropas nas ruas e garante a posse do presidente eleito.


O desenvolvimentismo é a principal política do governo Kubitschek, cujo slogan é "50 anos em 5". Industrializar aceleradamente o país, fazer da indústria o centro das atividades nacionais e superar definitivamente a dependência da economia do café são algumas das premissas de Kubitschek.


O incentivo ao investimento do capital estrangeiro é uma de suas estratégias.
O crescimento industrial no período Kubitschek é o maior de toda a história do Brasil. Em seu governo, a produção industrial cresce 80 % . Mas a meta síntese do período Kubitschek é a mudança da capital federal do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste brasileiro.Com o objetivo de levar o desenvolvimento para o interior do país, a nova capital - Brasília - começa a ser construída em 1957.

O projeto da cidade fica com o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer. Milhares de trabalhadores vêm de todas as partes do país para a construção de Brasília. Mais de 13 mil quilômetros de rodovias federais são construídos ligando a nova capital aos principais centros urbanos. A inauguração de Brasília acontece em 1960.


O período final do governo Kubitschek é marcado pela crise econômica.
O rápido crescimento da indústria e os gastos com a construção da capital, estão entre os fatores que elevam a inflação, de menos de 20% ao ano em 1956, a mais de 30% em 1960. Cresce a oposição ao governo.

Em 1957, 400 mil trabalhadores fazem uma greve geral por reajuste de salários para compensar a inflação. No Nordeste, as Ligas Camponesas reivindicam reforma agrária e agitam a política da região.

Atendendo a pressões dos nacionalistas, em 1959 Kubitschek rompe com o FMI - Fundo Monetário Internacional -, que havia condicionado a liberação de empréstimos a uma política de contenção salarial e corte nos gastos públicos. Esta medida não resolve os problemas da economia, mas faz crescer o apoio ao governo.

Kubitschek termina o mandato com boa popularidade. Mas fica uma crise econômica de herança para o próximo governo. Na memória do povo brasileiro, o período Kubitschek é lembrado como uma época de otimismo e de grandes realizações como a construção de Brasília.


Roteiro: Fernando Navarro


Texto disponível em:

A cana-de-açúcar no Brasil Colonial

Os alunos do sétimo ano apresentaram um trabalho sobre a importância da cana-de-açúcar no Brasil Colônia. Eles pesquisaram sobre os seguintes assuntos:

-A casa grande;
-A moenda;
-A senzala;
-A utilizações secundárias da cana;
-O sertão;
-Os holandeses no Brasil.

Os alunos do 4A e do 5A foram convidados para assistir às apresentações e gostaram muito!

Parabéns sétimo ano, vocês brilharam!

Beijos,
Paola


Mostra de Atividades do 5B

Parabéns 5B!

A Mostra foi sensacional!

Beijos,
Paola



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dicas de sites


Como educadora, recorro sempre ao site http://www.educarparacrescer.com.br/ .

Adoro as reportagens e as novidades que encontro lá...

Segue uma dica para quem quer encontrar sites bem interessantes para crianças e adolescentes:

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml

Beijocas,

Paola

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Entrando em Acordo Ortográfico




Com objetivo de auxiliar os alunos na compreensão das novas regras do nosso idioma, a Coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio Imaculada, Professora Rosana da Franca, entregou para todos os alunos um livro que recebeu o título de "Entrando em Acordo Ortográfico". Esse material foi produzido pela equipe de Língua Portuguesa do CIC em parceira com a direção da escola.

Parabéns para a professora Rosana e sua equipe, pois o livro ficou excelente, um material de apoio de primeiríssima qualidade. Sorte dos nossos alunos, que foram privilegiados em receber esse presentão!

Beijocas,

Paola

Dia das crianças no CIC

Demorou... mas aqui estão alguns momentos do sábado em que comemoramos o dia das crianças!!

Beijos,

Paola